domingo, 20 de dezembro de 2009

JOÃO MARIA



A foto acima é de João Maria Dantas. Ele é filho de Chico Cândido. Conterrâneo que mora em Parnamirim há quase vinte anos.

Lenhador, como é conhecido na intimidade, trabalha lá. O que marca mesmo dele são as presepadas que cometeu e ainda comete.

É um imitador de alguns persoanagens como Lula, Zé Agripino, Lavoisier Maia e Salomão Guegel.

sábado, 12 de dezembro de 2009

CHICO VÉIO


Chico Véio é uma das muitas figuras folclóricas da cidade de Upanema.

Uma de suas características é a fixação desenfreada por Renato Gaúcho. Ele é o tipo de fã incondicional.

Ele torce pelo time que Renato está. Quando este era jogador, ele torcia pelo time deste.

Agora que ele é técnico, ele o acompanha seja em que time ele esteja dirigindo.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

MANEZEIRA

Manezeira é um setentão upanemense da família Gondim, que residiu durante muitos anos na localidade de Salgado, município de Upanema. Quando eu era criança e morava na Baixa do Juazeiro, lembro-me de uma noite em que ele andava conduzindo um rádio, provavelmente ABC. O curioso é que uma outra pessoa o acompanhava segurando uma enorme vara com um fio na ponta para captar o sinal das rádios. Havia outras pessoas - adultos e crianças que acompanhavam Manezeira pelos sítios adjacentes.

sábado, 5 de dezembro de 2009

DEDÉ DO ÔNIBUS

A figura acima é José Alberto, mais conhecido por "Dedé do ônibus". Ele trabalha há muitos anos na profissão de motorista do ônibus da prefeitura de Upanema. O ônibus no qual ele trabalha é especial para levar os alunos para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Se me perguntarem há quanto tempo ele trabalha, não sei dizer, dado o grande tempo que ele dirige aquele transporte. Garanto que já faz quase trinta anos.

QUAL PLANTA?