domingo, 9 de janeiro de 2022

SILVESTRE VERAS

Silvestre Veras Barbosa. Era do Partido Social Democrata - PSD. Foi o primeiro prefeito eleito constitucionalmente. Sua eleição foi em 3 de outubro de 1954, tendo como seu companheiro de chapa João Francisco Freire Filho. Assumiu o cargo em 31 de janeiro de 1955. Cumpriu um mandato de 5 anos. 
A primeira corrida eleitoral do município para prefeito teve a participação de três candidaturas. A vitoriosa, formada por Silvestre Veras e João Francisco. A formada por Vicente Rocha e Luiz Vitorino, que obteve a segunda maior votação, e Tito Jácome com Antônio Bezerra, que completaram o pleito. Todos os candidatos a prefeito  já figuravam na política local. Tito Jácome já tinha sido prefeito de Augusto Severo, município ao qual pertencia Upanema. Silvestre Veras tinha grande influência na política da região, e Vicente Rocha, que encerrava seu mandato de vereador, também naquele município, representando o então povoado de Upanema. Apenas Vicente Rocha tinha moradia fixa no novo território upanemense. Este figurava como favorito, porém, com a falta de entendimento político com o grupo que apoiou a candidatura de Tito Jácome, Vicente Rocha assistiu a vitória do seu maior concorrente, Silvestre Veras, acontecer.
A administração de Silvestre Veras e João Francisco, por ser a primeira administração democrática, marcou uma nova etapa político-organizacional do município. Os upanemenses puderam acompanhar mais próximo o funcionamento administrativo de um município. Nessa época, a verba municipal proveniente da União, era repassada anualmente e de um valor sem maiores proporções. O outro único recurso à disposição do executivo era as taxas arrecadadas dos feirantes por ocasião das feiras-livres e dos pontos comerciais fixos. As obras de maior destaque desta administração foram o calçamento do centro da cidade, formado por duas ruas principais e a primeira quadra de esportes. A prefeitura não possuía quadro de funcionários legalmente estabelecido, muito embora a educação e a arrecadação municipal eram de responsabilidade da prefeitura e, portanto, os professores e fiscais eram compensados pelo poder público. 

(Do livreto "Upanema: A história dos três poderes - de Distrito a cidade", de Inez Tavares de Mendonça e José Wilson Tavares Bezerra)
Silvestre Veras é também nome de escola na cidade de Paraú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEZESSEIS